Buscar

O zumbido aumentou na pandemia?


Preocupações com o Corona Vírus , desemprego, solidão e problemas para dormir.

Noto no consultório que as queixas de zumbido no ouvido aumentaram consideravelmente durante o isolamento social de 2020, não que a quarentena tenha causado o zumbido, contudo, mais pessoas estão percebendo o zumbido nesse período e o identificando como um grande incômodo. A redução do bem-estar, preocupações como medo de pegar Covid-19, desemprego, solidão e problemas para dormir contribuíram para tornar o zumbido mais incômodo.

Você conhece alguém com zumbido?

A pandemia mudou nossos hábitos e rotina, o trabalho em home office, as aulas online, a insegurança sobre o futuro e o distanciamento social fizeram com que as pessoas vivenciassem mais o silêncio e se sentirem mais estressadas, dois fatos que contribuem para notar com mais clareza o zumbido existente.


Porque o zumbido incomoda tanto algumas pessoas?

Através do sistema nervoso autônomo, o sistema límbico, (responsável por comportamentos emocionais, sociais, aprendizagem e memória) interfere positiva ou negativamente no funcionamento de todo o organismo e é responsável por determinar o nível de incômodo com zumbido, por isso ele é mais incômodo para algumas pessoas e menos para outras.

O zumbido não é uma doença, mas sim um sintoma que gera a sensação de percepção de um som sem haver uma fonte externa, causando um enorme incômodo e comprometendo o cotidiano. Ele pode estar ou não acompanhado de uma perda auditiva, um rebaixamento leve na audição já é capaz de causar o zumbido. O diagnóstico é indispensável para o seu tratamento, ao identificar a causa do zumbido o tratamento pode ser medicamentoso ou o com aparelhos auditivos.

Atualmente o Centro da Audição trabalha com duas terapias para zumbido:

Terapia de habituação do zumbido e a Terapia Notch.

Na Terapia de Habituação do Zumbido que é baseada na neuro plasticidade, ensina o paciente a se acostumar com o zumbido, até que a percepção do ruído diminua progressivamente e chegue ao ponto de ele não ser mais percebido.

Na Terapia Notch não há adição de som, e sim a supressão deles, ou seja o seu principal objetivo é aliviar o zumbido sem um som competidor, ela trabalha a nível cortical, diminuindo hiperatividade neural.

Essas terapias proporcionam uma solução personalizada combinada a uma qualidade sonora surpreendente e a melhor experiência de audição. Os aparelhos auditivos estão disponíveis em variados tamanhos e níveis de tecnologia para todas as perdas auditivas, eles de fato podem proporcionar um alívio duradouro. Além disso, para absoluta comodidade do usuário todos os nossos aparelhos são controlados por meio de aplicativos para Smartphone.




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo