Você sabia que o mundo do som é infinito e cheio de variantes que podem ser exploradas de diferentes maneiras, mesmo para pessoas com perda auditiva? Neste post, daremos dicas e mostraremos recursos para ajudar pessoas com perda auditiva a aproveitarem ao máximo sua experiência auditiva.
Entendendo a Perda Auditiva:
A perda auditiva pode acontecer por problemas no tímpano, ossículos do ouvido, células ou nervo auditivo, independente do local da lesão, ela é classificada em graus e medida desde as frequências mais graves (sons grossos) até as frequências mais agudas (sons finos).
Uma pessoa pode ter perda auditiva em todas as frequências e em diferentes graus que variam de leve à profundo, enquanto outra pessoa pode ter perdas isoladas em determinadas frequências, podendo ou não ser classificadas entre leve, moderado, moderadamente severo, severo e profundo. Nesses dois casos as pessoas ouvem, mas não entendem dependendo do tipo da perda auditiva.
Existem também pessoas que tem uma perda auditiva completa, ou seja, não consegue ouvir nada a não ser sons extremamente altos, como uma bomba ou um motor de avião, que são percebidos como uma vibração.
Como identificar os primeiros sinais de perda auditiva e buscar ajuda profissional.
-Você tem dificuldade para ouvir conversações, especialmente quando há barulho de fundo?
-Pede frequentemente que as pessoas repitam o que disseram?
-Interpreta de maneira equivocada o que as pessoas dizem?
-Parece difícil ouvir quando fala por telefone?
-Você põe o volume da TV ou do rádio mais alto do que as demais pessoas presentes gostariam?
-Você se surpreende numa conversação quando concorda balançando a cabeça mesmo não tendo certeza do que foi falado?
-Se afasta de conversações porque sente dificuldade em acompanhá-las?
-Tem que se esforçar para ouvir ou manter conversações?
-Sofre com zumbidos, ruídos ou outros sons persistentes?
Se você disse sim para a maioria dessas perguntas, você pode ter algum grau de perda auditiva.
Apresentando inovações tecnológicas que podem melhorar a qualidade auditiva.
Atualmente, existem inúmeros modelos e tecnologias de aparelhos auditivos que se adaptam bem a quase todos os tipos e graus de perda auditiva. Também existem as opções de implantes na orelha interna e média.
Em perdas auditivas neurossensorias profundas e completas o médico avaliar a possibilidade de fazer implantes cocleares, em perdas condutivas pode ser feito o uso de próteses osteoancoradas ou implantes de orelha média, esses casos deve ser bem avaliados e considerados os prós e contras da cirurgia.
Os aparelhos auditivos se adaptam bem à maioria das perda auditivas, eles são divididos em três modelos: o intracanal, que o componente elétrico fica todo dentro do ouvido; o retroauricular que o componente elétrico fica atrás da orelha; e o de receptores no canal, que o componente elétrico fica atrás da orelha com o receptor dentro do conduto auditivo.
Cada modelo é indicado para um tipo de perda auditiva, durante a avaliação com uma entrevista minuciosa que aborda suas dificuldades, fatores genéticos, configuração da perda auditiva, tipo e grau da perda, evolução da perda e exames complementares seu fonoaudiólogo selecionará o melhor modelo e tecnologia (básica, plus, premium) para o seu caso.
Revisão de dispositivos auditivos modernos e suas funcionalidades.
Com a evolução da tecnologia os aparelhos auditivos não ficaram de fora, essas atualizações nos aparelhos vão muito além de bluetooth e wirelles. O que pode ser visto por muitos como algo inútil, na verdade está no aparelho para garantir maior conforto auditivo e menos esforço por parte de quem usa o aparelho.
Os aparelho auditivos contam com microfones automáticos com wirelles que tem um foco maior na fala, melhorando a inteligibilidade e diminuindo o ruído de fundo.
Já o bluetooth permite que o usuário consiga escutar melhor o som do telefone, enviando o som direto para o aparelho auditivo. Além disso, o bluetooth permite uma regulagem específica que faz uma análise tridimensional da cabeça do usuário à distância da boca garantindo um som natural da própria voz.
Com o sensor de movimento, o aparelho auditivo reconhece até 120 situações diferentes e de adaptam a elas de forma automática.
Para quem sofre com o zumbido o aparelho auditivo tem diferentes tipos de terapias, como a de famosa Terapia de Habituação e a Terapia Notch.
E os canais? Ahn, esses permitem um melhor ajuste do seus aparelho auditivo com mais algoritmos de conforto de acordo com a tecnologia.
Outro recursos bastante utilizado é o TeleCare, com ele seu fonoaudiólogo pode fazer ajustes remotos no seu aparelho auditivo, não importa onde vocês estiver, desde que esteja conectado à internet.
Tem também pessoas que se beneficiam de acessórios como microfone remoto, muito utilizados por escolares e bluetooth para televisão, para garantir maior compreensão dos sons da televisão, pois esses acessórios transformam os aparelhos em fones de ouvidos seguros para sua audição.
Dicas para aprimorar a comunicação no dia a dia.
Se você apresenta problemas na audição há muito tempo, a capacidade de assimilar e distinguir os sons vai ficando cada vez mais difícil. Por isso, a adaptação ao aparelho auditivo necessita de tempo e paciência, pois o cérebro precisa se acostumar novamente com os sons que você não estava ouvindo com clareza. Para que isso aconteça, utilize o aparelho o máximo que conseguir, de preferência para conversar de frente com as pessoas, não fique frustrado se não compreender algumas palavras, lembre-se que mesmo pessoas com audição normal não compreendem tudo o que lhes é dito, principalmente em ambientes de difícil escuta como locais barulhentos ou pessoas que estão mais longe. Quando necessário peça para que repitam o que lhe foi dito.
Preste atenção nos sons ao seu redor, quando ouvir um ruído novo tente identificar de onde vem e o que é, essa é uma forma de treinar seu processamento auditivo em situações do dia a dia.
Se você sentir algum incomodo relacionado ao som do seu aparelho auditivo procure seu fonoaudiólogo.
Estratégias para se adaptar em ambientes barulhentos ou desafiadores.
Garanta um bom ajuste do seus aparelhos auditivos, se o som vindo dele estiver sempre forte ou com eco converse com o seu fonoaudiólogo sobre a possibilidade de fazer ajustes na regulagem.
Mas, se você sente incomodo apenas em alguns momentos específicos e pontuais, prefira usar a controle de volume disponível no seu aparelho auditivo e/ou aplicativo.
Você pode também aumentar o uso do aparelho auditivo gradativamente, conforme vai se acostumando com ele, a adaptação é um processo que pode levar dias ou meses, o importante é não desistir.
O Poder da Linguagem de Sinais
Para pessoas com perda auditiva completa pré-lingual, fica mais dificil a aquisição da fala, nesses casos a Libras é um grande suporte, que garante a liberdade de comunicação e a autonomia de surdos não oralizados.
A língua de sinais utiliza recursos visuais para garantir a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva. Tratando-se de um idioma que varia inclusive de região para região dentro de um mesmo país ela melhora as relação com amigos e com familiares garantindo a comunicação não só entre pessoas surdas, como também entre surdos e ouvintes.
Pessoas famosas ou influentes que superaram desafios relacionados à perda auditiva.
Alguns famosos convivem com a perda auditiva e você talvez não saiba, recentemente Mariana Rios falou sobre sua perda auditiva no Programa The Noite com Danilo Gentili, outra celebridade que falou sobre a perda auditiva foi Adriana Galisteu, ela contou como é conviver com a otosclerose.
Você deve ter reparado também no ator Pedro Neschling usando aparelhos auditivos na novela Renascer, o ator começou a perder sua audição quando tinha apenas 18 anos.
Outros famosos usam aparelhos auditivos como Bill Clinton, Maria Otávia Cardozzo e Gerard Butler.
Testemunho de superação e sucesso.
Esperamos que você tenha adquirido uma compreensão mais profunda da perda auditiva e descoberto recursos valiosos para aproveitar ao máximo sua experiência auditiva. Este é apenas o começo de uma jornada emocionante em direção a uma vida plena, rica em sons e conexões significativas.
Agende uma visita em uma e faça uma demonstração gratuita com nossos aparelhos auditivos.
São Carlos: R. José Bonifácio, 1249. Centro. (16) 99646-5577 (16) 3419-2698
Poços de Caldas: R. Paraíba, 366. Centro. (35) 99829-5068 (35) 3712-9289
Comments