top of page
Buscar

Doença de Ménière causas e tratamentos


Se você sente zumbido associado à crises de tontura, sensação de ouvido "cheio" e dificuldade para ouvir, saiba que você pode ter Doença de Ménière conhecida também como hidropsia endolinfática.

Esses sintomas ocorrem devido ao aumento do líquido da orelha interna e consequentemente o aumento da pressão do ouvido.

Nosso ouvido é dividido em três partes: orelha externa, orelha média e orelha interna. A doença de Ménière acontece na orelha interna que é composta pela cóclea e o labirinto.

Dentro do labirinto há um líquido que se desloca para ajudar no nosso equilíbrio. Quando nosso labirinto não está saudável temos a sensação de desequilíbrio.

Mas, o que causa a Doença de Ménière?

Quadros alérgicos, doenças autoimunes, doenças metabólicas e infecções, podem alterar a drenagem do líquido do labirinto e dessa forma aumentar a pressão nessa região.

Os sintomas começam com a sensação de ouvido cheio ou tapado, podendo durar minutos ou horas. Após esse período podem surgir tontura, zumbido e em alguns casos até vómito.

O desconforto à sons intensos associado a dificuldade de compreensão é comum e pode piorar conforme as crises se repetem ao longo do tempo.

Como tratar?

O histórico clínico e a investigação de outros problemas de saúde é importante para o diagnóstico. A audição durante as crises pode ficar pior, e na audiometria observamos perda nos sons graves no início da doença, com o hemograma investiga-se fatores metabólicos, esses exames ajudam o raciocínio clínico e a fechar o diagnóstico.

O tratamento inclui medicamentos orais ou injetáveis para melhorar a náusea e o uso de aparelhos auditivos para correção da perda auditiva e do zumbido.

No Centro da Audição, contamos com fonoaudióloga especializada em sua saúde auditiva, ficou com alguma dúvida? Agende um horário para sua avaliação, ficaremos felizes em tirar suas dúvidas!

Av. Francisco Salles, 977- Poços de Caldas/MG

(35) 3712-9289 (35)99829-5068

Rua Vicente Mastropietro, 854-Matão/SP

(16)99646-5577

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page