top of page
Buscar

Moldes de ouvido, o que você precisa saber

Em primiero lugar você precisa saber que o molde auricular é um adaptador que inserimos no aparelho auditivo, ele é reponsável pela vedação da orelha, eliminação do ruído de fundo e da microfonia, além de ajudar na fixação do aparelho auditivo.


O primeiro passo para fazer esse adapatador é o pré-molde, confeccionado no consultório, colocamos uma proteção no seu ouvido e em seguida irá injetamos um sílicone que depois de seco vira o pré-molde e serve para a confeccição do molde definitivo.


Existem diversos tipos de moldes auriculares, cada um indicado para uma de perda específica, mas, para melhor compreensão podemos dizer que quanto mais fechado o molde, mais som ele retém no conduto auditivo e dessa forma é indicado para perdas maiores, por outro lado, quanto mais vazado o molde, menos som ele retém e dessa forma é indicado para perdas menores.


Em relação ao material ele pode ser de sílicone, que é mais fexível, ou de acrílico, que é mais rígido. Tanto um quanto o outro pode ser feito de diversas cores, o que facilita a aceitação de crianças na hora de usar os aparelhos auditivos.


Além do modelo e material, a fonoaudióloga avalia se existe a necessidade de fazer alguma ventilação nesse molde, a ventilação é feita de acordo com a configuração audiométrica e também do histórico clínico, pessoas que não tem perda auditiva nos sons graves ou com histórico de infecções de ouvido precisam de ventilação, ela é importante para areajar o conduto auditivo e para não dar sensação de ouvido tampado.


Abaixo temos alguns moldes auriculares que foram feitos em nosso laboratório, no Centro da Audição, note que eles são diferentes em tamanho e modelo.

Fique atento! Os moldes auriculares precisam ser trocados nas seguintes situações:

  • Quando estiverem danificados;

  • Quando os aparelhos auditivos estiverem apitando;

  • Anualmente em adultos, para evitar microfonia;

  • A cada semestre em crianças, para evitar microfonia;

  • Quando você tiver ocilações de peso;

  • Se você tiver algum problema na articulação da mandíbula.


É importante que os molde auriculares, estejam sempre em boas condições de uso, com o seu tubo de silicone sempre flexível, limpos e sempre bem justinhos ao ouvido, dessa forma evita infeções de ouvido e incomodos com os aparelhos auditivos, como chiados, sons distorcidos e apitos.


Se você notar algum desconforto com seus aparelhos auditvos e moldes auriculares, entre em contato consco. Somos o primeiro centro auditivo da região com laboratório próprio para confecção de moldes e tampões de natação e iremos ajudá-los.


Unidade de Poços de Caldas/MG

Av. Francisco Salles, 977. Centro. (35) 3712-9289 ou (35) 9 9829-5068


Unidade de Matão/SP

Rua Vicente Mastropietro, 854. Centro (16) 9 9646-5577

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page