EAAL8gvcIOqEBAOGlhCrejWH0Ku9EnE4M1QyNs9foYSe44Uu5pIM4ZB8T9oYdx2O7rgGjuVQWY4QbB1m0G3NNTFYODH4gUZC8EolVeLbZAihqMMe2PpY7buKCfBr6ABrllmF5D1SEgOdSmKNblZA0bhAkfPy5M2PTZAjeAQO6B00TOkuIkP16m
top of page
Buscar
Fga. Carla

Teste da Orelhinha

O teste da orelhinha é rápido, indolor e não tem contraindicação.


A Lei Federal nº 12.303/2010 tornou obrigatória e gratuita a realização do exame e espera-se que todos os hospitais e maternidades do Brasil ofereçam o teste

Seu filho(ª) reagem aos sons? A audição é fundamental para o desenvolvimento da fala, da linguagem e da aprendizagem!

O Teste da Orelhinha é um exame da audição realizado até o primeiro mês do nascimento, cerca de 2 a cada 1000 recém-nascidos tem algum grau de perda auditiva.

A técnica utilizada é a de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOA) e o exame é indolor. Nele é inserido uma pequena sonda na parte externa do ouvido, que emite um som e também capta automaticamente a respostas das células da cóclea durante 2 ou 3 minutos.



O Resultado


O resultado é imediato e quando detectado algum problema, o bebê é encaminhado para um serviço de diagnóstico, onde serão realizados exames complementares. Nessa fase muitos bebês apresentarão audição normal e alguns terão a perda auditiva confirmada. Uma vez confirmados o tipo e o grau da perda auditiva, o bebê será encaminhado para um programa de intervenção precoce a fim de orientar a família, preparar para o uso de aparelhos de amplificação ou implante coclear e terapia fonoaudiológica. O fonoaudiólogo tem papel fundamental durante todas as fases do processo de detecção, diagnóstico e intervenção precoce nas alterações auditivas.




8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page