top of page
Buscar

Cera no ouvido

Quando se acumula cerume no ouvido, temos a sensação de ouvido tapado, coceira e zumbido. Mas o cerume no ouvido, não causa malefícios à saúde, pelo contrário, ele ajuda a afastar poeira e sujeira dos tímpanos, funcionando como um lubrificante natural.

Diferente do que você pode imaginar, a cera do ouvido não é produzida em todo o canal auditivo, as glândulas sebáceas estão localizadas apenas no primeiro terço dele, ou s


eja, muito perto da parte externa da orelha.


Quando introduzimos hastes flexíveis no ouvido, empurramos a cera para o fundo do canal auditivo e causando uma rolha de cera que só poderá ser removida pelo médico.


Por isso, a melhor forma para limpar seus ouvidos é enrolando uma toalha no dedo indicador e passando por toda a orelha externa, você até pode limpar o início do canal auditivo, já que a espessura do dedo não permite que você alcance o fundo dele.

Limpando dessa forma você não empurra a cera para fundo do ouvido e não machuca o seu tímpano, como acontece frequentemente quando usamos hastes flexíveis ou objetos estranhos como tampa de caneta, grampo de cabelo, etc.

Na internet, acabamos encontrando sites que “ensinam” a limpar a orelha, tome muito cuidado com essas informações errôneas e nunca tente lavar o ouvido em casa, pois existe uma temperatura e um ângulo certo para introduzir a água e quando é feito de forma errada pode perfurar o tímpano. Jamais coloque nenhum tipo de óleo quente no ouvido, pois causa queimaduras, rompimento do tímpano, perda auditiva e ao contrário do que muitas pessoas pensam, não remove o cerume e nem melhora infecções.

Não se preocupe com o pouquinho de cerume que continuar no seu ouvido após a limpeza com a toalha, ela está ali justamente para protegê-lo de fungos, bactérias e vírus.




8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page